CASO MOUTA LIZ: DIRECTOR DO PAD VOLTA A RETRATAR-SE

 CASO MOUTA LIZ: DIRECTOR DO PAD VOLTA A RETRATAR-SE

O jornalista e Director do Portal “A DENÚNCIA”, Carlos Alberto, voltou a retratar-se das matérias jornalísticas que publicou a respeito do litígio de terreno entre Pedro Lucau e Esperança Ganga, em que o ex-vice-PGR Mouta Liz é mencionado.

Este novo pedido de desculpa é fruto das negociações em curso, que poderão libertar o jornalista de investigação que está preso na Comarca de Viana.

“Ilustríssimo senhor

Dr. Mouta Liz e demais ofendidos

Eu, Carlos Raimundo Alberto, jornalista, venho por meio desta apresentar a retratação à V. Excelências, no tocante às peças jornalísticas por mim veiculadas relacionadas a um litígio de terreno sito no Kifica entre o cidadão Pedro Lucau e Esperança Ganga, que vendeu uma parcela a Mouta Liz. Sendo um jornalista de investigação e o Portal “A DENÚNCIA” um órgão que segue a mesma linha editorial, colhemos dados e, em cumprimento dos princípios jornalísticos, buscámos o contraditório e a tentativa de conciliação das partes em litígio”, escreveu Carlos Alberto.

O Director do PAD reconhece ter havido colisão entre a Liberdade de Imprensa e o direito à honra e ao bom nome.

“Cumpridos estes pressupostos, publicámos as peças no Portal e na página pessoal, todavia a acção em causa, apesar de se tratar de um direito à Liberdade de Expressão e de Imprensa, colide com os direitos de personalidade dos visados nas peças, principalmente a honra e o bom nome. Esclareço nesta oportunidade que tudo não passou de uma acção resultante da actividade jornalística da qual corremos esses riscos, sem nenhum cunho de ordem pessoal. Neste ponto, tomei conhecimento, embora tarde, que o litígio decorrente da ocupação do referido terreno foi decidido pelo Tribunal da Comarca de Luanda, a favor da senhora Esperança Ganga e que em simultâneo corre na mesma comarca o processo-crime com o número 11946/2020-03, remetido através do ofício da PGR com o número 773/1-06/2023, datado de Setembro de 2023, onde se plantam os supostos culpados de toda esta confusão que envolveu Mouta Liz e tratando-se de uma matéria de interesse, iremos investigar para ouvir todas as partes envolvidas, conforme a nossa linha editorial”, explicou.

O jornalista apresenta assim as suas desculpas pelos eventuais danos causados.

“Desta forma, espontânea e respeitosamente retrato-me e reapresento minhas desculpas à V. Excelências pela lesão a vossa honra, bom nome e decoro, acreditando que aquele episódio não venha a interromper um relacionamento pautado na civilidade e respeito recíproco”, lê-se no escrito de Carlos Alberto datado de 06 de Outubro de 2023.

O Portal “A DENÚNCIA” vai continuar a acompanhar este caso.

António Samutxixi

http://adenuncia.ao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Não é possível copiar o conteúdo desta página

Iniciar conversa
Estamos online
Gostava de fazer uma denúncia de irregularidades e/ou crimes.