Primeiro Corte
A notícia sobre o adiamento da visita do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, à província de Malanje, prevista para os dias 8 e 9 de Outubro de 2026, merece uma análise que ultrapasse a simples leitura do comunicado oficial. A deslocação presidencial, durante a qual deveria ser inaugurada a Casa da Juventude, foi adiada, segundo informação divulgada pela Casa Civil do Presidente da República, num comunicado emitido em Luanda, a 7 de Outubro. O documento anunciou a alteração da agenda, mas não apresentou as razões que determinaram a decisão. O silêncio sobre os motivos não constitui, por si só, prova de qualquer irregularidade, mas deixa em aberto questões legítimas sobre a avaliação que precedeu o adiamento, a informação disponível aos responsáveis políticos e os factores que terão pesado na decisão.
Num Estado que se pretende democrático e de direito, a comunicação institucional não deve limitar-se a anunciar decisões quando as circunstâncias justificam esclarecimentos adicionais. A Presidência da República tem o direito de proteger informação sensível, sobretudo quando estejam em causa matérias de segurança, mas essa prerrogativa não elimina o dever de prestar informações de interesse público que não comprometam operações, pessoas ou procedimentos legalmente protegidos. O silêncio oficial não confirma os rumores, mas a ausência de esclarecimentos cria o espaço onde eles se multiplicam. Quando uma deslocação presidencial é adiada sem explicação, a sociedade fica exposta a interpretações contraditórias, muitas vezes alimentadas por fontes não identificadas e por especulações que não podem ser confundidas com informação confirmada.
Nas redes sociais começaram a circular versões segundo as quais o adiamento poderia estar relacionado com a possibilidade de manifestações de descontentamento popular. Até ao momento, porém, não foi divulgada confirmação oficial que permita estabelecer uma relação causal entre a eventualidade de protestos e a alteração da agenda presidencial. Importa, por isso, separar aquilo que se sabe daquilo que se presume. Sabe-se que a visita foi adiada; não se conhece publicamente a fundamentação completa da decisão. A hipótese de manifestações constitui uma interpretação que carece de confirmação. Transformá-la em facto seria substituir a investigação jornalística pela especulação, precisamente o procedimento que uma análise rigorosa deve evitar.
A questão, contudo, não desaparece com essa cautela. Se existia uma avaliação de risco que desaconselhava a deslocação, importa saber quando foi produzida, quais os elementos que a sustentavam e de que forma foi comunicada ao decisor político. Se a decisão resultou de outras razões, a sua divulgação ajudaria a afastar leituras infundadas. A segurança presidencial é uma responsabilidade do Estado, mas também o é a capacidade de compreender o ambiente social, antecipar situações de tensão e distinguir ameaças concretas de manifestações legítimas de descontentamento. A Inteligência estratégica não serve apenas para explicar o que aconteceu; deve, sobretudo, ajudar a compreender o que pode acontecer e como prevenir consequências previsíveis.
É neste domínio que a atenção se dirige ao Serviço de Informações e Segurança de Estado (SINSE) e ao seu responsável máximo, Fernando Garcia Miala. Um serviço de informações existe para recolher, tratar e analisar elementos relevantes para a segurança do Estado, identificar riscos e fornecer aos órgãos de decisão conhecimento que permita antecipar cenários. A sua actividade, porém, não deve ser confundida com a gestão política do descontentamento social, muito menos com a transformação automática da contestação em ameaça à segurança nacional. A Inteligência deve ajudar o Estado a compreender a sociedade, não a afastá-lo dela.
A eventual existência de manifestações em Malanje, caso venha a ser confirmada, exigiria uma avaliação que distinguisse actos violentos de protestos pacíficos, ameaças concretas de críticas políticas e riscos operacionais de reivindicações sociais. A Constituição da República de Angola protege direitos e liberdades fundamentais, entre os quais a liberdade de expressão, a reunião e a manifestação, nos termos legalmente previstos. A segurança pública não pode servir de justificação genérica para restringir direitos sem fundamento legal, assim como a liberdade de manifestação não torna legítimos actos de violência. O desafio das instituições consiste em proteger a ordem pública sem transformar o exercício de direitos fundamentais num problema de segurança do Estado.
O assunto ganha outra dimensão quando relacionado com as acusações públicas que têm sido dirigidas a Fernando Garcia Miala. Miguel Ângelo, apresentado como quadro do SINSE, formulou alegações graves, incluindo a existência de um denominado “Plano Macabro“, que, segundo a sua versão, estaria relacionado com a desestabilização do país. São declarações que exigem tratamento rigoroso. Não podem ser apresentadas como factos provados sem investigação e confirmação independente, mas também não devem ser declaradas falsas apenas porque ainda não existe uma decisão pública conhecida. O papel do jornalismo é expor as alegações, procurar provas, confrontar os envolvidos e exigir respostas às entidades competentes, preservando sempre a distinção entre denúncia e facto demonstrado.
A controvérsia é particularmente sensível porque Fernando Garcia Miala dirige um órgão de informações do Estado. A posição que ocupa exige discrição operacional, mas não o coloca acima da lei nem o torna imune à fiscalização legalmente prevista. A natureza reservada de parte da actividade dos serviços de informações não significa que qualquer denúncia relativa à sua actuação deva permanecer indefinidamente sem apreciação. Significa, antes, que a investigação deve respeitar os procedimentos próprios, proteger a informação classificada e assegurar que as decisões são tomadas pelas autoridades competentes.
O Portal “A DENÚNCIA” tem dado conta de uma participação criminal apresentada à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chefe do SINSE, em 20 de Fevereiro de 2026, bem como de comunicações posteriores dirigidas a diferentes órgãos do Estado. Segundo os elementos divulgados pelo participante, a participação foi acompanhada de informação destinada à apreciação das autoridades. A existência da denúncia, porém, não demonstra a veracidade das acusações, tal como a ausência de informação pública detalhada não permite concluir que nenhuma diligência tenha sido realizada. O que se pode legitimamente perguntar é se a participação foi recebida, apreciada e encaminhada nos termos da lei e se existe alguma informação que possa ser comunicada sem violar o segredo de justiça ou outros deveres de reserva.
A PGR é uma instituição central na defesa da legalidade e na promoção da acção penal, dentro das competências que a Constituição e a lei lhe atribuem. A apresentação de uma participação não obriga à abertura de um processo criminal nem determina que alguém seja constituído arguido, acusado ou condenado. Obriga, contudo, a que a comunicação seja tratada de acordo com as regras aplicáveis. O resultado pode ser a realização de diligências, o arquivamento fundamentado ou outra decisão legalmente admissível. O que não pode ser exigido ao participante é que substitua as autoridades na investigação, nem ao jornalismo que se limite a aceitar o silêncio como resposta definitiva.
Importa igualmente recordar que o debate sobre a actuação dos serviços de informações não se resume à pessoa do seu actual responsável. Está em causa a confiança pública nas instituições, a existência de mecanismos de controlo e a garantia de que os poderes conferidos ao Estado são exercidos dentro da lei. Quando surgem acusações graves envolvendo um responsável desta natureza, a resposta institucional deve proteger os direitos de todos os envolvidos, evitar julgamentos antecipados e, dentro dos limites legalmente admissíveis, esclarecer o encaminhamento dado às denúncias. A lei não pode ser rigorosa para os cidadãos sem poder e silenciosa perante denúncias que envolvem figuras com poder.
A preocupação com a actuação das instituições também se relaciona com o tratamento dado aos cidadãos que manifestam descontentamento. Na sequência do anúncio da visita presidencial a Malanje, circularam referências a alegadas detenções de jovens identificados nas redes sociais como “jovens revolucionários“. Até ao momento, não dispomos de elementos independentes suficientes para confirmar o número de pessoas eventualmente detidas, os fundamentos das detenções, os locais onde se encontrariam ou a situação processual de cada uma. Por isso, tais informações devem continuar a ser tratadas como alegações que carecem de confirmação. A gravidade de uma denúncia não dispensa a verificação dos factos, sobretudo quando estão em causa a liberdade pessoal e as garantias dos cidadãos.
Se existiram detenções, as autoridades competentes devem assegurar o cumprimento das garantias constitucionais e legais aplicáveis, incluindo a informação sobre os fundamentos da privação da liberdade, o acesso aos mecanismos de defesa e o controlo judicial nos termos previstos na lei. Se não existiram, um esclarecimento oficial contribuiria para impedir a propagação de informações falsas. Em qualquer dos cenários, a transparência institucional não deve ser entendida como concessão à pressão das redes sociais, mas como instrumento de protecção da confiança pública.
Esta preocupação conduz-nos à Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Integridade da Criação da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e às posições que têm sido expressas por sectores da sociedade civil sobre direitos humanos, justiça e responsabilização pública. A intervenção de instituições religiosas e organizações cívicas no debate público não substitui os tribunais, mas faz parte de uma sociedade em que os cidadãos e as suas organizações podem questionar as decisões dos poderes públicos e chamar a atenção para situações que consideram merecedoras de escrutínio.
A dimensão internacional também merece atenção, desde que seja apresentada com rigor. O Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Detenção Arbitrária, no seu Parecer n.º 63/2023, considerou arbitrária a detenção de Carlos Manuel de São Vicente. O relatório anual de 2024 assinalou que Angola ainda não tinha implementado o parecer, segundo a informação aí registada. Importa precisar que se trata de um parecer de um mecanismo especializado das Nações Unidas, e não de uma sentença proferida por um tribunal internacional. A distinção não diminui a relevância do documento, mas permite compreender correctamente a sua natureza jurídica e o alcance das conclusões nele apresentadas.
Os casos não são equivalentes, nem devem ser colocados no mesmo plano sem atender às respectivas circunstâncias. A referência serve para recordar que as questões de liberdade, garantias processuais e respeito pelos mecanismos de controlo não se resolvem com declarações políticas ou com a invocação abstracta da segurança do Estado. Exigem procedimentos verificáveis, decisões fundamentadas e respeito pelos direitos legalmente protegidos. A credibilidade das instituições constrói-se quando estas demonstram que a lei se aplica independentemente da posição social, política ou funcional das pessoas envolvidas.
No caso de Malanje, continua por esclarecer a razão oficial do adiamento da deslocação presidencial. No caso das denúncias contra o chefe do SINSE, permanece legítima a pergunta sobre o tratamento institucional dado à participação criminal, sem antecipar qualquer conclusão sobre a culpa ou inocência dos visados. E, perante as alegações de detenções de jovens, importa saber se os factos ocorreram e, em caso afirmativo, em que circunstâncias. São questões distintas, mas ligadas por uma exigência comum: o Estado deve ser capaz de explicar as suas decisões sem comprometer a segurança legítima nem restringir arbitrariamente os direitos dos cidadãos.
A Inteligência estratégica não pode ser avaliada apenas pelo segredo que preserva, pelo número de relatórios que produz ou pela proximidade que mantém dos decisores políticos. A sua utilidade mede-se também pela capacidade de antecipar riscos, interpretar sinais sociais, prevenir crises e fornecer informação rigorosa, sem confundir crítica com hostilidade e sem substituir a análise por pressupostos. Quando a comunicação pública é insuficiente, as instituições deixam um vazio que acaba preenchido por rumores, suspeitas e interpretações concorrentes.
O Estado não demonstra força quando evita perguntas. Demonstra maturidade quando consegue responder-lhes com factos, transparência e respeito pela lei. A visita presidencial a Malanje poderá realizar-se noutra data, e as autoridades poderão ter razões legítimas para não divulgar determinados pormenores da decisão. Isso não elimina a necessidade de uma explicação compatível com o interesse público. Do mesmo modo, a reserva legal que possa incidir sobre uma participação criminal não impede que as instituições esclareçam, dentro dos limites permitidos, se a comunicação foi recebida e que procedimento lhe foi dado.
Este é o primeiro corte desta NAVALHA: não se trata de afirmar que o adiamento foi provocado por protestos, que as detenções alegadas ocorreram ou que as acusações contra Fernando Garcia Miala são verdadeiras. Trata-se de exigir que os factos sejam confirmados, que as denúncias sejam apreciadas e que as instituições não confundam o dever de reserva com a ausência de prestação de contas. Quando o Estado pede confiança aos cidadãos, tem também de demonstrar que consegue responder às suas perguntas sem medo do escrutínio público.
Segundo Corte
Na Alemanha, August Hanning, de 80 anos, antigo presidente do Serviço Federal de Inteligência Externa (BND), foi detido na terça-feira, 6 de Outubro, e colocado em prisão preventiva na quarta-feira, 7, por decisão de um juiz do Tribunal Federal de Justiça alemão (Bundesgerichtshof, BGH), em Karlsruhe. Hanning dirigiu o serviço entre 1998 e 2005 e encontra-se agora no centro de uma investigação que envolve suspeitas de espionagem, recolha de segredos de Estado, actividade de agente de um serviço de informações estrangeiro e tentativa de traição à pátria. A particularidade do caso não está apenas na gravidade das suspeitas, mas no facto de envolver um antigo responsável máximo de um dos serviços de informações mais importantes da Europa.
Segundo as informações divulgadas pelas autoridades alemãs, os investigadores suspeitam que, em 2010, Hanning tenha acordado com o seu antigo chefe de gabinete, identificado como Manfred D., a obtenção continuada de informações confidenciais do BND, mediante pagamento. A suspeita é de que Hanning tenha recebido cerca de dois mil documentos até Junho de 2022, alguns classificados, que terão sido utilizados nas suas actividades privadas de consultoria. As autoridades procuram ainda determinar se parte desse material foi utilizada em análises destinadas a representantes de serviços de informações estrangeiros. A identidade do serviço alegadamente envolvido não foi oficialmente confirmada. A imprensa alemã noticiou possíveis ligações ao Azerbaijão, mas também foram referidas outras hipóteses, ainda sem confirmação oficial. É importante distinguir as suspeitas investigadas dos factos que venham eventualmente a ser demonstrados em tribunal.
Manfred D., que trabalhou como chefe de gabinete de sucessivos presidentes do BND e terá permanecido nessa função até Março de 2026, também foi detido e colocado em prisão preventiva. A sua posição profissional é relevante para a investigação, uma vez que, segundo as informações divulgadas, lhe teria permitido continuar a aceder a informação sensível depois da saída de Hanning da liderança do serviço. O processo teve origem numa investigação diferente, relacionada com o rapto dos filhos da empresária alemã Christina Block. Durante uma busca realizada no âmbito desse caso, os investigadores terão encontrado elementos que desencadearam a investigação por suspeita de espionagem. O advogado de Hanning, Leon Kruse, contestou as acusações. Embora tenha reconhecido que o seu cliente esteve na posse de documentos confidenciais, negou que tenha transmitido informações contra os interesses da Alemanha ou que o tenha feito mediante pagamento.
Estes são, em síntese, os elementos conhecidos de um caso que está a provocar forte escrutínio sobre a protecção de informação classificada e os mecanismos de controlo dos serviços de informações alemães. A detenção não representa uma condenação, mas demonstra que a anterior ocupação de um cargo de elevada responsabilidade não impede a abertura de uma investigação quando surgem suspeitas concretas. O caso também levanta questões sobre o acesso a segredos de Estado depois da cessação de funções, a utilização privada de conhecimentos adquiridos no exercício de cargos públicos e os mecanismos de controlo destinados a impedir que informação sensível seja utilizada fora das finalidades autorizadas.
É neste ponto que o caso alemão oferece matéria para reflexão sobre Angola. Não se pretende estabelecer uma equivalência jurídica entre August Hanning e Fernando Garcia Miala, nem sugerir que as acusações dirigidas ao actual chefe do Serviço de Informações e Segurança de Estado (SINSE) estejam demonstradas. Os contextos, os processos e os elementos disponíveis são diferentes. A comparação incide sobre um princípio institucional: nenhum titular ou antigo titular de um serviço de informações deve ficar dispensado do escrutínio legal quando existem denúncias concretas susceptíveis de justificar uma averiguação pelas autoridades competentes.
No caso angolano, o Portal “A DENÚNCIA” tem dado conta da existência de uma participação criminal apresentada à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Fernando Garcia Miala, acompanhada, segundo o participante, de elementos destinados à apreciação das autoridades. A participação foi igualmente comunicada a outros órgãos do Estado. Contudo, até ao momento a que se reporta esta análise, não é conhecido um esclarecimento público suficientemente concreto sobre o tratamento dado à denúncia, a eventual abertura de diligências ou a existência de uma decisão fundamentada. Esta ausência de informação pública não permite concluir que nenhuma investigação esteja em curso, uma vez que os procedimentos podem estar sujeitos a reserva legal. Mas também não elimina a legitimidade de perguntar se a participação foi recebida, apreciada e encaminhada nos termos da lei. O segredo de justiça, quando aplicável, não deve ser confundido com a inexistência de deveres institucionais de actuação.
A experiência alemã recorda que o exercício de funções de topo num serviço de informações não confere imunidade permanente. Hanning deixou a presidência do BND em 2005, mas as suspeitas agora investigadas dizem respeito, segundo as autoridades, à obtenção e eventual utilização de informação confidencial em anos posteriores. O intervalo temporal não impediu a investigação, porque o que está em causa é a eventual prática de actos susceptíveis de relevância criminal e a existência de elementos que justificam a intervenção judicial. O tempo decorrido não transforma automaticamente uma suspeita em matéria intocável, nem dispensa as autoridades de apurar os factos quando a lei o permite.
Em Angola, a história funcional de Fernando Garcia Miala também contém um antecedente judicial que importa recordar com rigor. Em 2006, quando dirigia o então Serviço de Inteligência Externa (SIE), foi afastado na sequência de uma sindicância determinada pelo então Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Em 2007, foi condenado pelo Supremo Tribunal Militar a quatro anos de prisão por insubordinação. Esse episódio pertence a um contexto político e institucional específico e deve ser tratado nos seus próprios termos. As referências históricas a uma alegada tentativa de golpe de Estado ou a outras suspeitas da época não podem ser transportadas para o presente como prova de novas acusações. Uma condenação anterior por determinado facto não comprova, por si só, a prática de actos diferentes muitos anos depois.
O que esse antecedente permite recordar é que o actual chefe do SINSE já foi objecto de um processo institucional e judicial relacionado com o exercício de funções na área da Inteligência. Hoje, Miguel Ângelo, apresentado como quadro do SINSE, formula novas acusações contra Miala, incluindo a alegação de um denominado “Plano Macabro“, que, segundo a sua versão, estaria relacionado com a desestabilização do país. São acusações graves, que não devem ser tratadas como factos provados, mas que também não podem ser consideradas demonstradas como falsas apenas pela ausência de uma decisão pública. A questão que temos colocado é simples: se as acusações não têm fundamento, que sejam esclarecidas; se contêm elementos susceptíveis de sustentar uma investigação, que sejam apreciados pelas autoridades competentes.
O problema ultrapassa, assim, a pessoa de Fernando Garcia Miala. Está em causa a forma como o Estado responde a denúncias que envolvem o responsável máximo de um serviço de informações. Quando uma participação criminal é apresentada, o que se espera é que seja recebida, apreciada e encaminhada segundo os procedimentos legais. Não cabe ao participante determinar o resultado da investigação, nem ao jornalismo substituir-se às autoridades judiciais. Cabe, porém, às instituições competentes assegurar que as denúncias não são ignoradas por causa da posição de quem é visado e que as decisões tomadas respeitam a lei. A ausência de uma resposta pública detalhada não prova que nada esteja a ser feito, mas a falta de esclarecimento alimenta dúvidas que uma comunicação institucional adequada poderia reduzir.
Enquanto estas questões permanecem sem esclarecimento público, o Presidente João Lourenço enfrenta outros episódios que merecem análise no plano político e institucional. Entre eles está o adiamento da visita a Malanje, prevista para os dias 8 e 9 de Outubro, durante a qual deveria, segundo informações divulgadas, inaugurar a Casa da Juventude. O comunicado da Presidência da República limitou-se a anunciar o adiamento, sem apresentar as razões. Nas redes sociais circularam especulações segundo as quais a deslocação teria sido condicionada pela possibilidade de manifestações de descontentamento popular. Até ao momento, porém, não foi divulgada confirmação oficial que permita estabelecer essa relação. Não é rigoroso afirmar que o Presidente recuou perante uma manifestação sem conhecer os fundamentos da decisão. É legítimo, isso sim, pedir que a Presidência esclareça as razões do adiamento.
Se existia um risco de segurança suficientemente relevante para condicionar a deslocação presidencial, importa saber se foi identificado com antecedência e qual foi a avaliação produzida pelos órgãos competentes. Se o risco foi identificado tardiamente, coloca-se uma questão sobre a capacidade de antecipação. Se foi detectado a tempo, mas não foi devidamente comunicado ao decisor, coloca-se uma questão sobre os circuitos de informação e aconselhamento. E, se o adiamento teve outras razões, a sua divulgação ajudaria a evitar interpretações sem fundamento. Em qualquer dos cenários, o interesse público exige uma distinção clara entre informação confirmada e especulação.
Esta é uma das funções essenciais de um serviço de informações: identificar riscos, avaliar ameaças, produzir conhecimento estratégico e fornecer ao decisor político elementos que permitam compreender a realidade antes de tomar decisões. Todavia, as manifestações sociais, as greves e o descontentamento popular não constituem automaticamente ameaças à segurança do Estado. São fenómenos que exigem análise das suas causas, diálogo institucional e respostas políticas adequadas. A Inteligência estratégica deve contribuir para compreender o que está a acontecer na sociedade, não para transformar toda a contestação numa questão de segurança. Um Estado que confunde crítica com ameaça corre o risco de interpretar mal os cidadãos que deveria compreender.
O episódio de Malanje pode, por isso, ser observado como parte de uma questão mais ampla sobre a relação entre as instituições e as expectativas da população. Se existiu descontentamento que pudesse afectar a visita presidencial, importa compreender as suas causas. Se não existiu, importa esclarecer por que motivo a deslocação foi adiada. O que não se deve fazer é converter uma hipótese em conclusão antes de surgirem elementos que a sustentem. O mesmo rigor deve ser aplicado às acusações contra o chefe do SINSE: não as tomar como verdade demonstrada, mas também não presumir que a ausência de informação pública equivale a uma resposta institucional suficiente.
É neste quadro que regressamos à PGR. Como explicar que uma participação criminal apresentada no dia 20 de Fevereiro de 2026, segundo os dados que o Portal tem divulgado, com elementos probatórios, permaneça sem um esclarecimento público concreto sobre o seu encaminhamento? E que informação existe sobre a reclamação apresentada no dia 18 de Agosto? As datas, os comprovativos de recepção e o conteúdo das comunicações devem ser confrontados com as respostas das instituições, de modo a estabelecer com rigor o que foi efectivamente entregue, recebido e apreciado. A mesma exigência de esclarecimento deve ser dirigida à Presidência da República, à Assembleia Nacional e às demais entidades a quem a participação foi comunicada, sem pressupor que todas dispõem dos mesmos poderes ou das mesmas competências para intervir no processo.
Qual é, afinal, o papel das instituições quando os cidadãos lhes apresentam preocupações que consideram graves? Não é garantir que todas as denúncias terminem em acusações formais ou condenações. É assegurar que sejam tratadas de acordo com a lei, que os direitos dos envolvidos sejam respeitados e que as decisões sejam tomadas pelas entidades competentes. O Estado de Direito não se mede pelo número de denúncias que recebe, mas pela capacidade de as apreciar com independência, imparcialidade e respeito pelas garantias legais. A resposta institucional pode consistir na abertura de diligências, no arquivamento fundamentado ou noutra decisão legalmente admissível. O que importa é que não se confunda a exigência de esclarecimento com uma exigência de condenação.
A detenção de August Hanning oferece, neste sentido, uma referência institucional relevante, não porque determine o que deve acontecer em Angola, mas porque mostra que suspeitas relacionadas com informação classificada podem ser objecto de investigação mesmo quando envolvem um antigo titular de elevadíssima responsabilidade. A aplicação desse princípio em Angola não significa presumir a culpa de Fernando Garcia Miala, nem antecipar o resultado de qualquer procedimento. Significa exigir que as denúncias sejam apreciadas pelos mecanismos próprios e que o Estado, dentro dos limites legais, esclareça o que puder ser tornado público.
Uma acusação não é prova, tal como o silêncio institucional não é prova de inocência nem de culpa. A investigação existe precisamente para estabelecer os factos, confrontar versões e determinar se há fundamento para prosseguir. Quando estão em causa responsáveis por serviços de informações, a exigência de rigor é ainda maior, porque a credibilidade dessas instituições depende da confiança de que os seus poderes são exercidos dentro da lei e sujeitos aos mecanismos de controlo legalmente previstos.
É este o segundo corte desta NAVALHA: o caso alemão não condena ninguém em Angola, mas coloca em evidência uma questão que merece resposta. Se um antigo chefe do BND pode ser detido e colocado em prisão preventiva perante suspeitas formalizadas pelas autoridades, por que razão continua sem esclarecimento público suficiente o tratamento dado às acusações e à participação criminal dirigidas contra o actual chefe do SINSE? A pergunta não exige uma condenação antecipada. Exige que as instituições competentes esclareçam, dentro dos limites legais, se a denúncia foi apreciada e que encaminhamento lhe foi dado. Num Estado de Direito, o cargo de quem é visado não deve determinar se uma denúncia merece ou não ser examinada. Em países normais, é precisamente o contrário: quanto mais alto for o cargo público, perante graves denúncias, mais rápidas são as respostas das instituições, justamente porque o Estado está acima de interesses individuais.
Terceiro Corte
O terceiro corte desta NAVALHA incide sobre a apresentação do balanço de execução da ENAPREC, em Luanda, a 7 de Outubro de 2026, numa sessão em que o ministro da Administração do Território, Daniel Félix Neto, apresentou os resultados relativos à execução das medidas de prevenção e combate à corrupção. Os números divulgados apontam para uma taxa de execução superior a 90%, mais de 3.200 acções de inspecção e cerca de 111 auditorias. São indicadores que merecem ser registados, mas cuja interpretação exige uma distinção fundamental: executar actividades previstas num plano não é necessariamente o mesmo que demonstrar uma redução efectiva da corrupção, a recuperação de activos desviados ou a responsabilização dos autores de ilícitos.
Um balanço administrativo pode demonstrar que foram realizadas reuniões, inspecções, auditorias, acções de formação ou iniciativas de sensibilização. Esses elementos são importantes para avaliar o funcionamento dos mecanismos de prevenção, mas não respondem, por si só, às perguntas sobre os resultados concretos das políticas públicas. Quantos casos identificados deram origem a investigações criminais? Quantos processos chegaram aos tribunais? Quantas decisões condenatórias transitaram em julgado? Que montantes foram efectivamente recuperados? Quanto dinheiro público foi protegido de perdas ou de utilizações indevidas? A taxa de execução de um plano mede o cumprimento das actividades programadas; não substitui a demonstração do impacto dessas actividades na vida do Estado e dos cidadãos.
A ENAPREC foi concebida como instrumento de prevenção e combate à corrupção, mas a sua avaliação pública deve permitir distinguir os recursos mobilizados, as acções realizadas e os resultados alcançados. Se uma instituição anuncia centenas ou milhares de actividades, a sociedade tem o direito de conhecer os critérios utilizados para contabilizá-las, os objectivos que lhes estavam associados e os mecanismos de verificação dos resultados. A divulgação de números globais é um ponto de partida, não uma resposta definitiva. Sem informação sobre os efeitos concretos das medidas, corre-se o risco de confundir movimento administrativo com transformação institucional.
Importa também perguntar de que forma as inspecções e auditorias se articulam com as entidades responsáveis pela investigação criminal, pela fiscalização financeira e pela recuperação de activos. Uma irregularidade administrativa pode justificar correcções internas, sanções disciplinares ou outras medidas, enquanto factos susceptíveis de constituir crime devem ser encaminhados para as autoridades competentes. Nem toda a irregularidade é corrupção, nem toda a suspeita de corrupção termina numa condenação. Mas, quando existem indícios de ilícitos, é necessário que os procedimentos legalmente previstos sejam accionados e que os resultados possam ser acompanhados com respeito pela presunção de inocência e pelas garantias processuais.
A questão não é desvalorizar o trabalho realizado pela Administração Pública. É exigir que a avaliação seja proporcional à dimensão do problema que pretende resolver. Se a execução ultrapassou os 90%, importa conhecer o que esse indicador significa, quais as metas que foram efectivamente cumpridas e que resultados permanecem por alcançar. Se foram realizadas mais de 3.200 acções de inspecção e aproximadamente 111 auditorias, importa saber quantas detectaram irregularidades relevantes, quantas recomendações foram implementadas e quantos processos foram remetidos às entidades com competência para agir. Os números ganham significado quando podem ser confrontados com resultados verificáveis.
O combate à corrupção não depende apenas da existência de planos, comissões ou estruturas administrativas. Exige prevenção, fiscalização independente, investigação, responsabilização e mecanismos que impeçam a repetição dos actos lesivos. Exige, igualmente, que os responsáveis públicos aceitem o escrutínio sobre a utilização dos recursos do Estado e que as instituições não sejam avaliadas apenas pelas actividades que anunciam, mas também pela capacidade de produzir efeitos mensuráveis.
A Constituição da República de Angola (CRA) consagra, no artigo 2.º, o Estado Democrático de Direito, e estabelece, no artigo 6.º, o princípio da supremacia da Constituição e da legalidade. O artigo 56.º consagra o dever do Estado de respeitar e proteger os direitos e liberdades fundamentais. Estes princípios não são meras referências formais: devem orientar a actividade dos órgãos públicos, incluindo os mecanismos de fiscalização e combate à corrupção. A transparência, a responsabilidade e o respeito pelas garantias legais são condições para que a actuação administrativa seja legítima e para que os cidadãos possam avaliar o desempenho das instituições.
A fiscalização pública deve, contudo, respeitar as competências de cada entidade. A inspecção administrativa não substitui a investigação criminal; a investigação criminal não equivale a uma condenação; e a condenação depende de decisão judicial nos termos da lei. A exigência de responsabilização não autoriza julgamentos antecipados, tal como a presunção de inocência não pode ser utilizada como argumento para impedir que factos susceptíveis de relevância criminal sejam investigados. O equilíbrio entre esses princípios é precisamente uma das marcas de um Estado de Direito.
Neste quadro, importa dirigir perguntas aos responsáveis pelas estruturas que participam na prevenção e combate à corrupção, incluindo o ministro Daniel Félix Neto, os órgãos de inspecção e as autoridades judiciais competentes. Que indicadores permitem avaliar a eficácia da ENAPREC para além da taxa de execução? Que mecanismos acompanham a implementação das recomendações das auditorias? Como são divulgados os resultados das inspecções sem comprometer investigações em curso ou direitos legalmente protegidos? Que informação pode ser disponibilizada sobre os valores recuperados e os prejuízos evitados? São perguntas legítimas, que não pressupõem a existência de irregularidades específicas, mas procuram aferir a capacidade de o Estado demonstrar os resultados da sua própria política.
O escrutínio torna-se ainda mais relevante quando surgem denúncias públicas sobre a conduta de responsáveis institucionais. O director do Portal “A DENÚNCIA” tem relatado uma participação criminal contra Fernando Garcia Miala, bem como comunicações dirigidas a diferentes órgãos do Estado. Em paralelo, foram relatadas alegações relacionadas com a exposição de fotografias do jornalista e da sua esposa numa hospedaria, no Sumbe. O contexto, a origem das imagens, as circunstâncias em que foram obtidas e a eventual existência de actos ilícitos carecem de apuramento. A mera existência de fotografias ou a sua circulação não permite, sem mais elementos, concluir pela prática de um crime. O que se exige é que os factos sejam apreciados à luz da lei, respeitando a privacidade, a imagem e os direitos de todas as pessoas envolvidas. E principalmente porque se trata do mesmo jornalista que viu a sua residência ser invadida sem dela se retirar nada, a sua viatura ser sabotada e as contas e páginas no Facebook serem bloqueadas. Não são, portanto, meras coincidências. Trata-se da mesma pessoa que abriu uma participação criminal junto da PGR contra o chefe do SINSE, Fernando Garcia Miala.
A CRA, no artigo 32.º, protege a identidade, a privacidade e a intimidade das pessoas, nos termos constitucionalmente estabelecidos. O alcance dessa protecção depende das circunstâncias concretas, incluindo a forma de obtenção e utilização da informação e os direitos ou interesses que possam estar em confronto. Por isso, qualquer avaliação jurídica deve partir de factos comprovados e não de conclusões antecipadas. A crítica pública pode ser contundente, mas não deve substituir a demonstração dos elementos necessários para determinar se houve violação da lei.
O mesmo princípio se aplica às denúncias de alegadas detenções de jovens em Malanje, à participação criminal contra o chefe do SINSE e às questões levantadas em torno da ENAPREC. Não se pode presumir a culpa dos visados, mas também não se deve considerar que uma denúncia perdeu relevância apenas porque não existe uma decisão publicamente conhecida. É às autoridades competentes que cabe avaliar os elementos, determinar se existem fundamentos para diligências e decidir nos termos da lei. Ao jornalismo cabe acompanhar o processo, confrontar versões e informar o público com rigor.
O Presidente João Lourenço, enquanto titular do Poder Executivo, tem responsabilidade política pela orientação geral da governação, sem prejuízo das competências próprias dos demais órgãos do Estado. A fiscalização das políticas públicas não significa atribuir ao Presidente responsabilidade directa por cada acto administrativo ou por cada processo judicial. Significa perguntar se as estruturas existentes funcionam, se os mecanismos de controlo produzem resultados e se as informações divulgadas permitem avaliar o desempenho do Estado.
A credibilidade de uma estratégia de combate à corrupção não pode assentar apenas na quantidade de acções anunciadas ou na percentagem de execução apresentada. Deve também depender da capacidade de corrigir falhas, prevenir novos ilícitos, recuperar património público e assegurar que os procedimentos são aplicados sem favorecimentos. Se os resultados forem positivos, a divulgação de dados verificáveis reforçará a confiança pública. Se existirem insuficiências, reconhecê-las será o primeiro passo para corrigi-las. Em ambos os casos, o escrutínio é um instrumento de melhoria institucional, não uma ameaça à Administração Pública.
A prevenção da corrupção exige mais do que actividade: exige eficácia demonstrável, responsabilização e transparência compatível com a lei. O balanço da ENAPREC deve, por isso, ser lido como uma oportunidade para aprofundar a avaliação do trabalho realizado e não como ponto final do debate. A sociedade tem direito a saber o que foi feito, o que mudou e o que permanece por resolver. E o Estado tem o dever de apresentar informação suficientemente clara para que os cidadãos possam distinguir resultados concretos de indicadores administrativos.
Este é o terceiro corte desta NAVALHA: a execução de um plano pode ser elevada e, ainda assim, deixar perguntas por responder sobre a eficácia das medidas. Mais inspecções, mais auditorias e mais relatórios são importantes quando conduzem a prevenção efectiva, correcção das irregularidades e responsabilização nos termos da lei. O combate à corrupção não se mede apenas pelo que as instituições fazem, mas também pelo que conseguem demonstrar que mudou.
Quarto Corte
O quarto corte desta NAVALHA dirige-se à liberdade de imprensa e aos riscos que se colocam ao exercício do jornalismo à medida que Angola se aproxima das eleições de 2027. Um artigo divulgado pelo Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), no dia 8 de Outubro de 2026, alertou para a utilização de processos de difamação criminal contra jornalistas num contexto de crescente pressão sobre o trabalho de investigação e de escrutínio do poder. Segundo o levantamento referido pela organização, 38 jornalistas entrevistados foram alvo de mais de 200 investigações por difamação criminal desde 2015. O dado merece atenção porque permite observar a dimensão do recurso a mecanismos penais em situações relacionadas com a actividade jornalística, embora cada processo deva ser analisado de acordo com os seus factos, fundamentos e resultado.
O mesmo levantamento identificou Carlos Alberto, jornalista e director do Portal “A DENÚNCIA“, como o único dos 38 jornalistas entrevistados que teria cumprido pena de prisão na década considerada pelo estudo. Esta informação, atribuída ao CPJ, deve ser entendida no âmbito da amostra e do período abrangidos pelo relatório, não como uma afirmação sobre todos os jornalistas angolanos ou sobre todos os processos existentes no país. Ainda assim, o relato chama a atenção para as consequências que a aplicação de sanções penais pode ter sobre a liberdade de imprensa, sobretudo quando os jornalistas investigam matérias de interesse público e procuram obter esclarecimentos de titulares de cargos políticos ou de responsáveis por instituições do Estado.
A difamação e a protecção do bom nome são matérias juridicamente relevantes. A liberdade de imprensa não confere aos jornalistas licença para inventar factos, divulgar acusações sem fundamento ou ignorar os direitos de terceiros. Do mesmo modo, a protecção da honra não deve ser transformada num instrumento para impedir críticas legítimas, silenciar denúncias de interesse público ou afastar a fiscalização jornalística da actividade dos poderes públicos. A fronteira entre a responsabilização legítima e a intimidação do jornalismo depende dos factos, da lei aplicável, da proporcionalidade das medidas e das garantias processuais.
A Constituição da República de Angola, no artigo 40.º, consagra a liberdade de expressão e de informação; o artigo 44.º protege a liberdade de imprensa; e o artigo 56.º estabelece o dever do Estado de respeitar e proteger os direitos e liberdades fundamentais. Estas normas devem ser interpretadas de forma articulada com os demais direitos constitucionalmente protegidos, incluindo o bom nome, a imagem e a privacidade. O exercício da liberdade de imprensa não afasta a responsabilidade por actos ilícitos devidamente demonstrados, mas qualquer restrição deve respeitar os princípios constitucionais e as garantias legalmente previstas.
O jornalismo de investigação tem uma função particularmente importante quando acompanha a utilização de recursos públicos, o funcionamento das instituições, a actuação dos serviços de informações e as decisões dos titulares de cargos políticos. O escrutínio pode ser incómodo para quem exerce o poder, mas o desconforto não constitui, por si só, fundamento para restringir a liberdade de imprensa. O que distingue uma investigação jornalística de uma campanha de difamação é a forma como os factos são apurados, as fontes são avaliadas, os visados são confrontados e as conclusões são apresentadas. A exigência de rigor deve valer tanto para os jornalistas como para as autoridades que os fiscalizam.
No caso de A DENÚNCIA, a publicação tem acompanhado denúncias e questões relacionadas com o funcionamento dos órgãos do Estado, incluindo a participação criminal contra Fernando Garcia Miala, as alegações formuladas por Miguel Ângelo e o tratamento institucional dado a essas comunicações. O facto de um órgão de comunicação social divulgar uma denúncia não transforma automaticamente o seu conteúdo em verdade provada. É necessário identificar a origem das alegações, procurar elementos de confirmação, solicitar a posição dos visados e distinguir claramente o que está documentado do que permanece por demonstrar. Essa cautela protege os envolvidos e reforça a credibilidade do próprio jornalismo.
Ao mesmo tempo, a exigência de rigor não deve ser usada para impedir que os jornalistas coloquem perguntas sobre assuntos de interesse público. Uma denúncia pode não conduzir a uma acusação criminal e, ainda assim, justificar uma investigação jornalística sobre a forma como as instituições actuam. O arquivamento de uma participação, quando fundamentado nos termos legais, não significa necessariamente que toda a questão de interesse público tenha desaparecido; do mesmo modo, a abertura de uma investigação não prova a culpa de quem é visado. A informação deve acompanhar os procedimentos sem antecipar os seus resultados.
O contexto eleitoral de 2027 torna estas questões ainda mais relevantes. Em períodos que antecedem eleições, aumenta a importância do acesso à informação, da possibilidade de confrontar os discursos dos titulares de cargos públicos e da existência de meios de comunicação capazes de fiscalizar a actividade política. A cobertura eleitoral não deve limitar-se às declarações oficiais, às actividades partidárias ou às mensagens de campanha. Deve também examinar decisões públicas, políticas governativas, utilização de recursos do Estado e cumprimento das regras que garantem uma competição política legal e transparente.
A liberdade de imprensa não é um privilégio pessoal dos jornalistas. É uma garantia que permite aos cidadãos receber informação, confrontar versões e formar as suas próprias opiniões sobre a vida pública. Quando um jornalista é investigado ou processado, importa saber se existem fundamentos jurídicos concretos e se o procedimento respeita as garantias aplicáveis. Quando uma publicação divulga acusações graves, importa igualmente verificar se agiu com diligência, se procurou ouvir os visados e se apresentou as alegações com as devidas reservas. A liberdade de imprensa e a responsabilidade jornalística não são princípios incompatíveis: dependem uma da outra para que o público possa confiar na informação.
O adiamento da visita do Presidente João Lourenço a Malanje, previsto para os dias 8 e 9 de Outubro, constitui outro exemplo da importância de uma comunicação institucional clara. O comunicado oficial anunciou a alteração da agenda, mas não apresentou as razões. Nas redes sociais surgiram especulações sobre uma eventual relação com manifestações de descontentamento, mas não foi divulgada confirmação oficial que permita estabelecer essa ligação. Um órgão de comunicação social pode e deve perguntar por que motivo uma deslocação presidencial foi adiada; não deve, porém, apresentar como facto uma explicação que continua por confirmar. A exigência de esclarecimento não autoriza a substituição dos factos por conjecturas.
O mesmo rigor é necessário quando se abordam as alegadas detenções de jovens em Malanje. Se ocorreram, importa conhecer os fundamentos, o enquadramento legal e a situação das pessoas envolvidas, respeitando a presunção de inocência e as garantias processuais. Se as informações não forem confirmadas, o jornalismo deve dizê-lo claramente. O silêncio das autoridades não permite concluir automaticamente que as alegações são verdadeiras, mas pode justificar novos pedidos de esclarecimento, sobretudo quando estão em causa direitos fundamentais.
A participação criminal contra Fernando Garcia Miala levanta uma questão semelhante no plano institucional. O Portal A DENÚNCIA tem divulgado a sua apresentação à Procuradoria-Geral da República (PGR), no dia 20 de Fevereiro de 2026, bem como uma reclamação posterior, apresentada a 18 de Agosto. A existência destes actos está sustentada pelos respectivos comprovativos e pelas comunicações disponíveis.
Não se pode presumir que a ausência de uma resposta pública detalhada significa que nenhuma diligência foi realizada, uma vez que os procedimentos podem estar sujeitos a segredo de justiça ou a outros deveres de reserva. Contudo, é legítimo perguntar, nos limites da lei, se a participação foi recebida, apreciada e encaminhada, bem como que informação pode ser prestada ao participante.
Há, porém, uma questão incontornável: se os prazos legalmente aplicáveis para uma resposta institucional da PGR já tiverem sido ultrapassados, sem que tenha sido prestado qualquer esclarecimento, como deve ser interpretado esse silêncio? Significa que a participação foi considerada desprovida de elementos probatórios suficientes, ou que existem diligências em curso cujo estado não pode ser divulgado? E, perante os elementos apresentados, poderá Fernando Garcia Miala vir a ser constituído arguido quando o Presidente da República, João Lourenço, deixar o poder? A resposta cabe às autoridades competentes, mediante os procedimentos legais aplicáveis, sem antecipar conclusões sobre a existência de crime ou a eventual responsabilidade criminal de qualquer pessoa.
A PGR, a Presidência da República, a Assembleia Nacional e as demais entidades a quem foram dirigidas comunicações devem ser avaliadas de acordo com as respectivas competências. Não se pode exigir a um órgão que pratique actos que a lei não lhe permite, nem confundir a recepção de uma carta com a competência para conduzir uma investigação criminal. Ainda assim, a clareza sobre os procedimentos e os canais adequados de resposta contribui para reduzir dúvidas e para evitar que a falta de informação seja interpretada como ausência de actuação.
O debate sobre a liberdade de imprensa também deve ter em conta as condições materiais em que os jornalistas trabalham. O acesso a documentos, a possibilidade de obter respostas oficiais, a protecção das fontes e a segurança dos profissionais são factores que influenciam a qualidade da informação. A reserva de informação classificada deve ser respeitada, mas não pode ser invocada de forma genérica para impedir o acesso a dados que possam ser divulgados legalmente. A administração pública deve estabelecer procedimentos claros para responder aos pedidos dos jornalistas e explicar, quando for o caso, os fundamentos legais de uma recusa.
A protecção das fontes jornalísticas é igualmente importante para a investigação de matérias de interesse público. Sem garantias adequadas, pessoas que detêm informação relevante podem recear denunciar irregularidades ou colaborar com investigações jornalísticas. Isso não elimina a necessidade de verificar a credibilidade das fontes nem autoriza a divulgação indiscriminada de documentos. Exige, pelo contrário, métodos rigorosos de confirmação, contextualização e confronto das versões disponíveis.
A responsabilidade dos jornalistas deve ser acompanhada pela responsabilidade das instituições. Quando um órgão de comunicação social publica uma acusação, os visados devem ter oportunidade de responder, e o jornal deve apresentar a sua posição com clareza. Quando as autoridades entendem que houve uma violação da lei, devem indicar os fundamentos da actuação e respeitar os mecanismos de defesa. A crítica jornalística não substitui a justiça, mas a justiça também não deve ser utilizada para dispensar o poder de responder ao escrutínio público.
A aproximação das eleições gerais de 2027 exige, por isso, um ambiente em que a liberdade de imprensa seja protegida, os jornalistas actuem com rigor e os responsáveis públicos aceitem perguntas sobre as suas decisões. A polarização política não deve justificar a transformação de todo o jornalismo crítico em actividade partidária, tal como a invocação da independência editorial não pode servir para dispensar os meios de comunicação do dever de confirmar os factos. O público tem direito a informação que não esconda as incertezas, não apresente suspeitas como condenações e não confunda opinião com prova.
É também por essa razão que a frase “quem não deve não teme” deve ser usada com cuidado. A ausência de culpa não dispensa ninguém de responder a perguntas legítimas, mas uma investigação ou acusação também não demonstra culpabilidade. A responsabilidade criminal exige prova e decisão da autoridade competente. Da mesma forma, a existência de críticas públicas não significa que um jornalista esteja isento de responsabilidade por eventuais violações da lei. O que importa é que os procedimentos sejam justos, proporcionais e independentes, sem favorecimentos nem perseguições.
Quando estão em causa denúncias de interesse público, a resposta adequada não é presumir que o jornalista tem razão em tudo o que publica, nem concluir que o visado deve ser condenado pela gravidade das alegações. É examinar os elementos, ouvir as partes e permitir que as instituições competentes cumpram o seu papel. A acusação não é prova, e a investigação não é condenação. Mas a ausência de condenação também não transforma automaticamente uma pergunta jornalística legítima numa ofensa ou numa ameaça à segurança do Estado.
Este é o quarto corte desta NAVALHA: a liberdade de imprensa é posta à prova não apenas pelas leis e pelos processos judiciais, mas também pela capacidade das instituições de conviverem com o escrutínio. O estudo divulgado pelo CPJ merece atenção, sobretudo num período em que o debate público se prepara para as eleições gerais de 2027. Os números apresentados devem ser lidos dentro do universo analisado, e cada processo deve ser avaliado individualmente. Ainda assim, o alerta é relevante: o recurso ao direito penal em matérias relacionadas com a actividade jornalística exige especial cuidado para que a protecção dos direitos individuais não se transforme num obstáculo desproporcionado à liberdade de informar.
A NAVALHA DE SÁBADO não pretende substituir tribunais, autoridades de investigação ou mecanismos de fiscalização. A sua função é cruzar factos, documentos, declarações e contextos, formular perguntas de interesse público e permitir que os leitores avaliem as respostas. A crítica deve ser firme, mas fundamentada; a suspeita deve ser investigada, mas não convertida em prova; e a responsabilidade deve ser exigida a todos, independentemente do cargo que ocupam ou da posição que defendem.
Estes quatro cortes têm uma mesma exigência: que o Estado explique as suas decisões, que as instituições actuem dentro das suas competências e que os cidadãos possam exercer os seus direitos sem serem tratados como adversários por fazerem perguntas. A transparência não exige a divulgação irresponsável de segredos legítimos; exige que o segredo não seja usado como resposta universal. A liberdade de imprensa não significa ausência de responsabilidade; significa que a responsabilidade deve ser apurada com justiça, sem intimidar quem investiga matérias de interesse público.
No cruzamento entre a visita presidencial adiada a Malanje, as denúncias relativas ao SINSE e ao seu chefe, Fernando Garcia Miala, os números divulgados pela ENAPREC e os alertas sobre os processos de difamação criminal contra jornalistas, emerge uma pergunta que atravessa os quatro cortes: quem responde quando os cidadãos exigem explicações ao poder?
A questão ganha particular relevância neste fim de mandato de João Lourenço, não apenas na qualidade de Presidente da República, mas também enquanto titular de um órgão de soberania com responsabilidades constitucionais na condução da política geral do País e no funcionamento das instituições do Estado. Até que ponto o silêncio institucional pode prolongar-se sem comprometer a confiança dos cidadãos? E poderá a mudança de ciclo político, depois de 2027, abrir espaço para esclarecimentos e processos que, até lá, não tenham conhecido uma evolução publicamente perceptível?
Será que os cidadãos só terão respostas depois de João Lourenço deixar o poder? E, num cenário que não deve ser apresentado como previsão, mas como uma possibilidade a esclarecer à luz dos factos e da lei, poderão o actual Presidente da República e Fernando Garcia Miala vir a ser visados em processos-crime depois de 2027? A pergunta não constitui uma acusação nem permite antecipar responsabilidades. Levanta, isso sim, a necessidade de saber se as instituições actuam com independência, imparcialidade e respeito pelos procedimentos legais, independentemente dos cargos ocupados pelos visados.
A responsabilidade política do Presidente da República não se confunde com responsabilidade criminal, assim como a abertura de uma participação criminal não equivale à demonstração da prática de um crime. Cabe às autoridades competentes investigar os factos, apreciar os elementos disponíveis e decidir nos termos da lei, sem protecção indevida para quem exerce o poder e sem perseguição de quem dele se afasta.
A resposta não deve depender da conveniência política, da posição hierárquica dos envolvidos ou do incómodo que as perguntas provocam. Deve depender dos factos, da lei e das competências das instituições. Porque, se a responsabilização só se tornar possível depois da saída do poder, a questão deixará de ser apenas quem responde: será também saber por que razão não se respondeu enquanto havia condições institucionais para o fazer.
A NAVALHA DE SÁBADO continuará a fazer aquilo que o jornalismo de interesse público deve fazer: examinar decisões, confrontar versões, identificar contradições e pedir esclarecimentos. Não para condenar antes dos tribunais, nem para absolver antes da investigação, mas para impedir que o silêncio seja confundido com transparência e que a autoridade seja confundida com ausência de escrutínio.
Num Estado Democrático de Direito, quem exerce o poder deve estar preparado para responder às perguntas dos cidadãos, e quem acusa deve estar preparado para sustentar as suas alegações com factos. A lei protege ambos os princípios. É a sua aplicação igual, rigorosa e independente que permite distinguir a indignação legítima da justiça.
